Resenha: Em Busca De Mim - Viola Davis
- Samantha Santos
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Em Busca de Mim relata a trajetória de uma das maiores atrizes de Hollywood, Viola Davis, e a sua vida cheia de superação e luta
Viola Davis mostra para o grande público o que nunca mostrou no palco ou em filme, é muito mais que uma simples história e toda a sua trajetória de vida de uma forma tão ampla e verdadeira, sem nenhuma muralha com o leitor.

Em Busca de Mim, voltamos para a Viola de Central Falls, em Rhode Island, que tinha uma família com problemas e viveu no extremo da pobreza em toda a sua infância. Neste livro, Viola mostra a sua origem pobre, presenciando infelizmente a violência doméstica e enfrentando o racismo desde muito cedo, tanto pela sua raça quanto pela sua situação social. Ela busca entender o seu passado, os traumas que teve e tudo que passou para se conectar ao seu presente.
Conforme o tempo foi passando, Viola se encontrou na sétima arte, a atuação. O fato de ser atriz e viver vidas diferentes e realidades diferentes fez com que ela pudesse sair do contexto em que vivia, mas o grande dilema que se passava em sua cabeça era o mesmo de todo jovem pobre que tem o dever de cuidar da família: vou poder auxiliar a minha com essa profissão? A resposta ela não saberia no começo, porém ela abraçou as oportunidades que a vida lhe deu e o esforço misturado com o talento foi atrás do seu grande sonho.
Entrou em uma das maiores faculdades de artes cênicas do mundo, a Juilliard School em Nova York, mas já seguia na profissão atuando em peças. Dali para frente, veria a sua vida mudar para sempre.
Mas até mesmo após chegar à vitória, o passado não pode ser mudado. Viola é uma das maiores atrizes da sua época e sabe que a sua chegada ao topo foi árdua e difícil. Para atores negros, os papéis são sempre mais difíceis e escassos, são poucos que conseguem o papel principal e a grande concessão da fama.
Mesmo que a indústria reconheça o racismo e esteja tentando mudar essa realidade, se mostrando mais aberta a incluir pessoas negras e abrir a diversidade, precisamente, não se pode estimar quantos talentos foram desperdiçados, nisso a Viola conhece e luta. Ela abriu uma produtora para produzir filmes que falam sobre a história de pessoas negras, abrindo mais oportunidades para jovens negros.
Em Busca de Mim traz o olhar de menina negra de pele retinta que tinha o sonho de ser atriz, e mesmo com toda a sociedade dizendo que ela não poderia alcançar o estrelato, e mesmo assim ela conseguiu. A pobreza, as brigas familiares e os traumas nunca a vão deixar, faz parte da sua história, mas ela também sabe que no final ela lutou por tudo que deveria por ela mesma.
留言