Sonetos de Camões - Resenhas
- Samantha Santos
- 15 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2021
A intensidade do renascentismo tudo em um livro só, com as declarações de amor e o sofrimento pelo mesmo.
Os livros renascentistas tendem a ser intensos, sempre tive essa a impressão, sobre as obras dessa época, uma época em que os artistas estão se sentindo mais livres para se expressar tanto na literatura quanto na arte. Deixarão um pouco o peso do comando da igreja católica para trás, e escrever sobre como as coisas são.

Em Sonetos de Camões, ele trata de amor, perda, morte, Deus e uma crise existencial da forma mais poética em que você poderá ver. O amor que Camões mostra em seus sonetos são intensos e profundos cada vez mais claro o que ele sente pela amada, estando inteiramente em seus pés.
'' Quem vê, senhora, claro e manifesto
o lindo ser de vossos olhos belos,
se não perder a vista só em vê-los,
já não paga o que deve vossa gesto.''
A amada em que Camões cita neste livro, não tem uma identidade certa, os historiadores nunca acharam registros nem do nascimento ou de sua morte, tudo que se sabe sobre a musa inspiradora de Camões, está neste livro.

Com algumas perdas ao longo do tempo de escrita, pode se perceber que a escrita muda e, o tema amor não vai embora, porém abre espaço para que Camões fale de suas outras dores.
"como quando do mar tempestuoso
o marinheiro, lasso e trabalhando,
de um naufrágio cruel já salvo a nada,
só ouvir falar nele a faz medroso..."
Por ser um livro complexo, e com uma intensidade enorme, ele é muito usado em vestibulares por diversas faculdades, por isso, a importância de ler e se aprofundar nessa intensidade imersa que é Camões. os sonetos são um pouco complexos, para aqueles que nunca leram nada parecido, por isso é bom, uma edição que deixe sempre tudo explicado, principalmente para aqueles que iram estudar para os vestibulares.
A edição que eu tenho é maravilhosa, ela simplesmente deixa bem claro todos os sonetos, é uma edição comentada e anotada por Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo, com uma longa introdução que fala sobre o tempo renascentista, quando ele foi escrito e sobre a vida de Camões.
Editora: Ateliê Editorial
Páginas: 223
Autor: Luís Camões
Amazon: https://amzn.to/3dqJfv3
Comments