Resenha: Contra O Feminismo Branco - Rafia Zakaria
- Samantha Santos
- 19 de abr.
- 1 min de leitura
Contra o Feminismo Branco aborda assuntos reais e debate racial que a nossa sociedade necessita em tempos de tolerância

Quando percebemos que deveríamos combater o Feminismo Branco? Por que, além disso, foram elas as grandes salvadoras e criadoras do feminismo, certo? Errado! Bem, são elas que estão como grandes atrações em congressos com o tema de feminismo. Mas quem elas representam?
Rafia Zakaria, mostra e debate a complexidade e a insistência de perpetuar “o mito do salvador branco”, vindo de feministas brancas que acreditam que estão cedendo espaço no movimento feminista, quando, na verdade, estão aumentando o seu racismo e xenofobia. Acreditando que as suas falas incluem todas as mulheres, independente de religião, cor da pele e sexualidade, mas, na verdade, é somente o complexo de superioridade e egocentrismo que as fazem acreditar que as suas palavras valem por todas.
“A imagem do branco ocidental salvador, portanto, não é apenas um estereótipo difundido, tem como base a estrutura organizacional e de formulação de políticas do complexo industrial de ajuda humanitária”.
Baseada em experiências pessoais, mas que qualquer mulher negra ou marrom pode confirmar ter presenciado, ou vivido experiências similares durante a sua vida. Rafia demonstrar que o feminismo a princípio não foi feito para todas as mulheres e sim para as mulheres brancas “Construir uma verdadeira solidariedade feminista envolve expor e escrever a supremacia da branquitude dentro do feminismo hoje”.
P.S.: Quando li este livro no metrô de São Paulo, recebi uns olhares bem “interessantes”...
Commentaires