top of page

Um Pequeno Manual Antirracista - Resenha

  • Foto do escritor: Samantha Santos
    Samantha Santos
  • 23 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Djamila Ribeiro realmente fez um "Pequeno Manual Antirracista" que todos deveriam ler.



Nesse pequeno manual, que é realmente pequeno, a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, mostra de uma forma bem clara e direta, quais são as atitudes racistas que temos na nossa sociedade, sem deixar nada pela metade e com exemplos bem claros. Em 135 páginas, a autora mostra as formas que a sociedade vem ao longo dos anos denegrindo a nossa existência, como se esse lugar não nos pertencesse.


Djamila, além de tudo, mostra um caminho para as pessoas brancas verem os seus privilégio perante a sociedade e, se questionar sobre como tem agido com as pessoas pretas ao longo de sua vida, mesmo porque, não basta colocar #blacklivesmatter no instagram e logo depois, esconder a bolsa na hora que o primeiro homem preto aparecer na sua frente, não é mesmo?


“Muitas vezes, pessoas brancas não pensam sobre o que é o racismo, vivem suas vidas sem que sua cor as faça refletir sobre essa condição.”

No capítulo, Conheça seus Desejos e Afetos, Djamila, trata sobre o tema solidão da mulher negra na nossa sociedade, da mulher negra que é ultrasexualizada de várias formar por uma sociedade, que só á ver, como algo que é para ser usada por um momento e descartada, uma mulher que não é feita para se casar ou é para ser tratada no sigilo perante os outros.


A solidão da mulher negra é um tema decorrente na nossa sociedade, que cada dia vem tomando mais forças, de como a mulher vem sofrendo desde do tempo da escravidão que era tratada como uma mercadoria e hoje como algo que não deve ser levada a sério.


“Essa sexualização retira a humanidade das mulheres, pois deixamos de ser vistas com toda a complexidade do ser humano.”

As pessoas pretas sabem dos seus direitos e sabem como reivindicá-los na hora que precisa, sabem quando uma pessoas está sendo racista, por que conviveram metade da sua vida com olhares desconfiados sobre seus atos.



com esse manual, não irá fazer as pessoas brancas não serem menos racista, mas sim, refletir os seus atos e se questionar. Porque nós pensamos assim sobre pessoas negras ? De onde vem esse racismo instalado em nossa sociedade? E como posso fazer para me tornar diferente?


“Portanto, uma pessoa branca deve pensar seu lugar de modo que entenda os privilégios que acompanham a sua cor.”



Autor: Djamila Ribeiro

Editora: Companhia Das Letras

Páginas: 135










Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por A  Última  Exclamação . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page