top of page

Resenha: Sejamos todos Feministas

  • Foto do escritor: Samantha Santos
    Samantha Santos
  • 20 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev.

“Decidi falar sobre o feminismo porque é uma questão que me toca especialmente”, assim começa Chimamanda Ngozi Adichie


Qual seria a maneira perfeita de se viver em sociedade? É uma pergunta que todos fazemos desde que começamos a nos questionar sobre tudo. Chimamanda Ngozi Adichie não mostra a resposta nesse livro, mas em Sejamos Todos Feminista, traça um caminho para termos um mundo mais feminista e igualitário. 


O livro é baseado em sua apresentação no TEDxEuston em 2012. Que possui um vídeo no YouTube com mais de 6 milhões de visualizações. E que também foi musicado pela (Maravilhosa e maior de todas) Beyoncé, e transformado em uma introdução para a música Flawless, do álbum autointitulado com o seu nome Beyoncé, de 2013.


Em sua palestra, que agora virou um livro, Chimamanda nos apresenta o feminismo que gostaríamos de ver, ou pelo menos o que seria melhor para todos em nossa sociedade, mostrando que o feminismo pode libertar tanto mulheres quanto homens de uma sociedade que ainda mantêm estereótipos machistas e opressores.


Sendo uma mulher negra e morando na África, Adichie demonstrar os preconceitos no qual já passou em sua vida, e também relato de amigas de outros continentes, mostrando que o preconceito é feito em qualquer lugar do planeta, de formas diferentes, mas com o mesmo objetivo, o de Humilhar e diminuir a integridade da mulher. 


Em uma parte de seu livro, Adichie fala um pouco da sua família e da cultura que eles cultivam. Ela faz parte da etnia Igbo, que se tem Nigéria. Em sua cultura, as maiores decisões são feitas mediante reunião, porém, os únicos que podem participar são os homens, sem dar nenhum poder de fala para as mulheres.


Ela também fala o modo em que ensinamos às nossas meninas a ver o mundo, ou como achamos que elas têm que ver. Um mundo que pensa ou acha que a maior meta de suas vidas vai ser quando estiverem “bem casadas com um homem de valor”, e não passamos os mesmos ensinamentos para os meninos, já que o casamento é algo tão importante assim. 


O discurso feito pela Chimamanda foi feito em 2012. Muita coisa mudou de lá para cá, os pensamentos de algumas mulheres e homens mudaram, as mulheres tiveram muitos avanços em termos de igualdade social, mas ainda assim, houve muito retrocesso em nossa sociedade, muita coisa ainda precisa mudar. O feminismo não é uma ameaça para os homens, mas sim uma forma de termos uma sociedade mais justa para as mulheres.


Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2023 por A  Última  Exclamação . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page