Politica de Aristóteles e Príncipe de Maquiavel: entenda o que esses dois livros tem em comum
- Samantha Santos
- 16 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Os dois maiores clássicos de Política mundial para você poder entender o que cada um julga.

Obviamente, se um dia você falar para alguém que quer aprender mais sobre política, com certeza será um desses dois livros que lhe serão oferecidos a princípio, pois eles são dados como os pilares da leitura política, foi com eles que grandes pessoas ao redor do mundo se inspiraram, para assim, prosseguir uma vida pública ou pelo menos tentarem. E assim como várias outras pessoas, eu comecei a ler política por esses dois clássicos, e vou contar para vocês o que foi o que achei.
Política - Aristóteles

Escrito no século III a.C., pelo filósofo Aristóteles, o primeiro a fazer uma divisão de Política e Ética, traz um pensamento sobre como a política deve ser formada, como cada meio deveria funcionar e qual será os deveres daqueles que ali comandam determinada função. Percebi que esse livro é mais técnico, mostrando como cada coisa pode ser, tudo isso baseado em antigas políticas e cidadanias que formaram os primeiros pilares da nossa política em que vemos hoje.
Em Política, também temos a mostra de como a constituição funciona, e essas são as principais citadas no livro: Democracia, Oligarquia, Monarquia, Aristocracia, governo constitucional e a tirania, deixando explícito qual é a melhor para cada determinado governo e como deve ser governada. O livro de Aristóteles também tem um tom de filosofia, a forma em que é escrito deixa bem claro isso, e não poderia ser diferi a, Aristóteles foi um dos maiores filósofos de sua época.
O Príncipe - Nicolau Maquiavel

Escrito em 1513 em, mas só publicado em 1531 anos depois de sua morte em 1527. Maquiavel que esteve anos nos governos de Florença, decidiu escrever sobre tudo o que viu e aprendido, para poder voltar ao comando depois da saída do poder, do seu protetor o Soderini. Então o livro foi dedicado para a nova família que governava Florença, os Médici, mais especificamente Lorenzo di Piero de Médici, que era quem governava Florença naquele período.
No Príncipe vemos ser mais como as coisas são, não fala de muita prática mais de como um governo pode se manter forte perante aos seus súditos, sem cair ou mostrar fraquejo perante aos seus adversários, de como um verdadeiro líder deve agir perante o seu povo. O Príncipe, é focado mais nos líder e na lideranças, que esses possui. Alguns dizem que Maquiavel seria um pouco malévolo em algumas partes do livro, porém, eu discordo, como eu já havia dito antes, fala exatamente como a política era naquela época, e é até hoje. Mostrando a Política nua e crua como realmente é sem nenhuma máscara.
Por isso, esses livros são ideais para quem quer começar a ler mais sobre política, ambos são extremamente importantes, eles têm base e sendo escritos por pessoas influentes para a história da política, você irá aprender de formas diversificadas como a política funciona, ganhando muito conhecimento.
Em um você verá como a política nasceu, e de uma forma filosófica como são as várias formas de governos que existem e existiram, e como a política deveria ser implantada em cada liderança, mas tudo isso de um olhar teórico e sábio.
Em outro vocês terão ela nua e crua, como realmente é, não como deveria ser, mas como ela ficou depois de anos de sua existência, e nas suas várias formas após anos de interferências da sociedade e igreja. E como um verdadeiro líder deve agir para se manter no poder, e como deve controlar os seus súditos e oponentes, tudo isso de maneira mais verdadeira e beneficente para si mesmo.
Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Penguin Companhia
Páginas: 169
Amazon: https://amzn.to/3wOOdYG
Autor: Aristóteles
Editora: Martin Claret
Páginas: 298
Amazon: https://amzn.to/2UVb3Az
Comments