Resenha: Trilogia - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
- Samantha Santos
- 17 de jun.
- 4 min de leitura
A escritora Jojo Moyes escreveu um romance perfeito com "Como Eu Era Antes de Você" e tentou replicar em mais duas obras
Quando Jojo Moyes escreveu “Como Eu Era Antes de Você” podemos dizer que ela chegou no ápice que um escritor poderia querer, ter a sua obra reconhecida pelo grande público, indo além do reconhecimento a obra ganhou uma adaptação para os cinemas com Emilia Clarke (como Louise) e Sam Claflin (como Will).
Muitos se questionaram se era realmente necessário ter outros dois livros, transformando o grande romance em uma trilogia, eu não posso mentir, acho particularmente o primeiro livro perfeito, acho que “Depois de Você” foi um pouco precipitado e a história não era o que se pensava e o “Ainda Sou Eu” foi o final ideal.
Sem mais delongas, vamos desbravar um pouco cada livro para entender o que aconteceu nessa trilogia digna de cinema.
Como Eu Era Antes de Você

No primeiro da sua trilogia, conhecemos Louise, uma mulher criativa e cheia de vida, tanto em suas roupas quanto na sua essência, trabalhando em uma cafeteria no centro da sua pequena cidade no interior da Inglaterra, e com um namorado que ama praticar esporte. Mesmo se sentindo um pouco perdida em sua vida, mas acha que está bom, não quer fazer grandes mudanças, mas se fosse fazer uma pequena seria ir morar em Paris ou estudar moda, ao saber se vestir como ninguém.
Em contrapartida, temos Will, um homem que tinha a vida perfeita, rico, com uma namorada gata e trabalhando em uma grande empresa em Londres. Vive viajando e desbravando o mundo, era um homem independente. Mais um dia tudo muda, depois de um acidente, Will fica tetraplégico do pescoço para baixo.
A vida dos dois se esbarra quando Lou perde o emprego na cafeteira e Will precisa de uma nova cuidadora. Ele não facilita a vida dela no começo e podemos dizer que nem no final, mas ambos acabam se aproximando com o passar do tempo e conhecendo as dores um dos outros. Louise tenta ajudar Will a ver a vida de uma forma diferente, através dos limites que lhe são impostos, mostrando que o mudo está preparado para ele. E Will ajuda-a a descobrir sobre si mesma, e tudo que ela pode conseguir se for atrás dos seus sonhos.
Neste primeiro livro temos a receita perfeita para o sucesso, um casal que se odiava no começo para ambos juntos encontra o Amor e superar as dificuldades, com uma personagem super carismática, como Lou, e um que tem as razões certas para a sua decisão, como Will. Não é difícil a leitura fluir no ritmo perfeito da escrita da Jojo, o andamento da história toda se faz agradável às reviravoltas, tudo fica perfeito para o leitor derramar uma lágrima no final.
Depois de Você

Em Depois de Você, Louise está morando em Londres e está trabalhando em um bar no aeroporto. Já se passaram 18 meses desde a morte de Will e Lou continua perdida e agora está com o coração quebrado e se sente sozinha. Crê que não está fazendo o que Will mandou ela fazer, que é viver. Mas agora duas pessoas chegam em sua vida, Sam, o paramédico que auxiliou no seu resgate quando ela caiu do prédio onde morava, e Lily, a filha que Will não sabia que tinha. Tudo isso vem com a possibilidade de ir morar em Nova York.
Mesmo com os problemas, a personagem cresce nesse livro mais do que nunca, ao se ver a tomadora das grandes decisões da trama. Os personagens ao redor do censo principal também crescem e vão ficando cada vez mais complexos.
A filha adolescente do ex-namorado (Will) e um possível amor que se mostra muito centrado no que realmente quer (ela), a irmã ainda vem trazer toda a sua sensatez e ajuda no que é necessário quando pode. É um livro bom que mostra o crescimento, só tive um pouco de dificuldade de me apegar ao par romântico (Lou e Sam), por Will ainda estar muito presente tanto no enredo quanto nos pensamentos da própria.
Ainda Sou Eu

Em “Ainda Sou Eu” Louise ainda tenta se encontrar, o que faz total sentido, você não consegue se encontrar tão rápido assim, mas agora entra na América do Norte, mais precisamente em New York. Está trabalhando como acompanhante da Sra. Agnes, a mulher de um milionário que esconde um segredo do seu marido.
Mas dessa vez, Lou está mais aberta para se encontrar e descobrir o seu caminho nesse novo emprego ao estar inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde é uma realidade muito diferente da sua. Porém, o que ela não esperava é que Joshua Ryan, um cara que lhe relembrou um amor antigo, fosse mexer tanto com ela. Ainda mais quando Sam o estaria esperando por ela em Londres.
Neste livro JoJo Moyes precisa finalizar a trilogia, mesmo aqui a Louise estando mais decidida do que nunca, é fato que a presença iminente de Will não é mais necessária, mesmo que seja pelo fato de colocar uma pessoa que parece com as atitudes do antigo amor, não tinha necessidade. Os novos personagens, como a Agnes e os seus segredos, todo o ciclo social de Nova York, o novo emprego e as pessoas poderosas em seu caminho, tramas, segredos e poderes sempre dão um bom livro.
Mas o que fez mesmo a diferença foi o crescimento pessoal da Luise e tudo que ela aprendeu estando nesse novo mundo, e além de mais, descobri quem ela é e o que ela gostaria realmente de fazer da vida. Porque, além de cuidar tanto dos outros, agora é a hora dela cuidar de si e, se descobrir, pode levar um tempo.
Comentários